Corrente teórica que critica a ideia de desenvolvimento econômico como caminho universal para todas as sociedades, propondo a construção de múltiplos caminhos de vida alternativos à lógica do crescimento.
O antropólogo colombiano Arturo Escobar é o principal teórico do pós-desenvolvimento, especialmente em *La invención del desarrollo* (1996). Escobar argumenta que o "desenvolvimento" foi inventado após a Segunda Guerra Mundial como projeto hegemônico para modelar os países do Sul Global segundo os padrões de vida dos Estados Unidos e da Europa, transformando a diversidade cultural e econômica do mundo em "subdesenvolvimento" a ser corrigido. Esse projeto homogeneíza culturas, intensifica desigualdades, produz dependência econômica e amplia a degradação ambiental.
O pós-desenvolvimento não propõe um retorno ao passado, mas a abertura para a pluralidade de formas de vida e de organização social que o desenvolvimentismo tende a destruir. Ele dialoga com o Bem Viver, com a decolonialidade e com o ecossocialismo, articulando a crítica ao desenvolvimento com a defesa da diversidade cultural e ecológica. Na educação, convida a questionar o conceito de progresso que estrutura os currículos e a valorizar as diferentes trajetórias históricas dos povos.